25/03/2022

Sindicont Chapecó, Sescon/SC e Fecontesc alinham ações para o oeste

Reunião entre presidentes das entidades ocorreu nesta semana, em Chapecó

Profissionais organizados ganham mais representatividade, são mais competitivos e conseguem resultados melhores. A união de classe se mostra mais forte por meio de entidades representativas que, apesar da diversidade dos seus associados, deve ter unanimidade de ideias. Com esse objetivo, os contabilistas de Santa Catarina se organizam e alinham ações e objetivos comuns.

Essa foi a intenção de reunião, nesta semana, entre os presidentes do Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), Everton Bortolotto, do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Santa Catarina (Sescon/SC), Maria Salete Rodrigues Pacheco, da Federação dos Contabilistas do Estado de SC (Fecontesc), Dalvair Anghében, e a diretora de integração regional do Sescon/SC, Sônia Innocente Disner.

O presidente do Sindicont reforçou a importância de atuar conjuntamente na busca de reivindicações da categoria. “Neste ano houve troca das presidências tanto do Sescon quanto da Fecontesc e essa reunião foi fundamental para alinharmos ações, pensando principalmente na nossa região de atuação, que abrange 30 municípios. Essa sinergia entre as entidades sempre existiu e é muito benéfica para toda a categoria”, enfatizou Botolotto.

A presidente do Sescon/SC percorreu a região para se encontrar com os associados. Maria assumiu neste ano a gestão 2022/2024 e está fazendo visitas para trocar ideias e discutir assuntos de interesse da classe. “O equilíbrio entre o que deseja a iniciativa privada e o que pensa o poder público se dá através do diálogo entre ambos. Em âmbito federal, temos a nossa Federação (Fenacon) para nos representar, contudo, em âmbito estadual e nos municípios, nosso envolvimento é direto. Visando fortalecer permanentemente nossa entidade, temos como um dos objetivos nos aproximarmos cada vez mais das regionais, reforçou.

Para o presidente da Fecontesc, ações conjuntas contribuem com a coletividade e possuem resultados mais eficientes do que ações isoladas. “Essas entidades possuem profissionais responsáveis, éticos e comprometidos em identificar os principais desafios do setor e propor ações efetivas para solucioná-los, contribuindo para o crescimento dos profissionais e de todo o segmento”, frisou. Anghében é de Chapecó, foi presidente do Sindicont na gestão 2009/2012 e, ao assumir a liderança da Fecontesc para a gestão 2022/2024, garantiu que a meta é atuar na valorização dos profissionais e na expansão da entidade.

A ex-presidente do Sindicont (gestão 2017/2018) e atual diretora de integração regional do Sescon/SC também destacou a importância da representatividade por meio da união da classe. “Vamos atuar para estarmos envolvidos com os profissionais e com os escritórios. Conhecemos a região e suas demandas e trabalharemos para atender os associados da melhor maneira possível”, disse Sônia, que continua atuando também como diretora do Sindicont.

O contador tem papel fundamental na sobrevivência de empresas e na eficiência do setor público. Esse profissional está cada vez mais valorizado, assumindo novas e complexas atividades, contribuindo para o desenvolvimento dos negócios e, consequentemente, para o crescimento das organizações públicas e privadas. Diante desse cenário, o Sindicont promove ações contínuas em benefício da categoria. “Entre as metas estão fortalecer a classe contábil, buscar maior valorização dos profissionais, investir em educação continuada e levar as demandas do oeste para debate. Para fortalecer essa atuação, é importante que os profissionais participem, opinem e sugiram”, finalizou Bortolotto.