27/05/2019

Projeto Contabilidade para Acadêmicos aproxima estudantes do mercado de trabalho

Iniciativa é desenvolvida pelo Sindicont Chapecó em parceria com a Uceff Faculdades e a Questor Sistemas

Apresentar na prática as rotinas nas empresas de contabilidade, proporcionando conhecimentos básicos e essenciais nas áreas contábil, fiscal, departamento societário e de recursos humanos. Esse é o objetivo do projeto Contabilidade para Acadêmicos, promovido pelo Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), em parceria com a Uceff Faculdades e a Questor Sistemas.

O primeiro dos três encontros do projeto ocorreu nesse fim de semana e abordou a parte fiscal e tributária da contabilidade, com conteúdo teórico e prático. O instrutor foi o contador e 2º diretor Financeiro do Sindicont, Guilherme Matheus Signore. “A intenção foi repassar a parte prática sobre como funciona o departamento tributário. Falamos de regimes tributários e a importância desse setor na apuração de tributos, visto que eles têm uma grande relevância no preço final dos produtos”, frisou Signore acrescentado que outros temas explanados foram escrituração de documentos e cumprimento das obrigações acessórias.

De acordo com o presidente do Sindicont, Gelson Luiz Dal Ri, o objetivo do projeto é contribuir com a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho. “Os acadêmicos que estão participando ingressarão no mercado de trabalho com mais tranquilidade e segurança, pois terão mais facilidade para atuar com um dos sistemas usados pelos escritórios e empresas, além de todo o conhecimento teórico levado pelo programa”.

A área de atuação do contador é bastante ampla e atrativa. Os contadores podem atuar nos setores de auditoria, perícia, assessorias, consultorias, no ensino e em diversas atividades empresariais como análise de custos, formação do preço de venda, controle financeiro, planejamento tributário, orçamentos e controles internos. “Além de atuar como colaboradores, os estudantes podem se tornar empreendedores, mas para ter um futuro promissor é preciso estarem qualificados. Os contadores nunca devem parar de estudar”, complementou o presidente.

Para a diretora de Ensino da Uceff Chapecó, Silviane Lawall Soares, o programa é importante para os estudantes, pois oportuniza uma visão sistêmica da profissão. “Contribui tanto para a vida acadêmica, quanto para o mercado de trabalho. É fundamental essa visão do Sindicont e da Questor em olhar para os alunos, colaborando na preparação para a inserção deles no mundo do trabalho e dando uma noção mais profunda, com análise e interpretação das rotinas das empresas de contabilidade. Para a Uceff, a parceria é importante para aproximar a instituição das empresas e dos escritórios de contabilidade”.

Participam do projeto estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e de Administração da Uceff Faculdades. Os próximos encontros serão nos dias 31 de maio e 1º de junho e 07 e 08 de junho, das 19h às 22h30 nas sextas-feiras e das 08h às 11h30 nos sábados. Os instrutores das próximas etapas serão os integrantes da diretoria do Sindicont Alcindo Oliveira Lopes, Airton Celuppi, Everton Alberto Bortolotto e a equipe da Questor.

Sindicont - Sindicato dos Contabilistas de Chapecó

Av. Getúlio Vargas, 1403-N . Sala 208
Edifício Dom Ricardo - Centro
Chapecó - Santa Catarina
CNPJ: 01.661.831/0001-77

Formas de pagamento - MOIP
Desenvolvido por BRSIS