06/03/2019

Sindicont passa a oferecer serviço de certificação digital

O Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) passou a oferecer um novo serviço aos associados em fevereiro deste ano: o certificado digital. Para isso, a equipe de colaboradores do sindicato participou de um treinamento. O serviço é disponibilizado por meio de uma parceria com a Safeweb Segurança da Informação, empresa com sede em Porto Alegre e 20 anos de fundação, com longa experiência no desenvolvimento de soluções para empresas e instituições nas áreas de certificação digital e atributo, documentos fiscais eletrônicos, portal de assinaturas eletrônicas, entre outros.

O presidente do Sindicont, Gelson Luiz Dal Ri, explica que a entidade passa a ser uma Autoridade de Registro (AR), ou seja, é responsável pela interface entre o usuário e a Autoridade Certificadora (AC). “O Sindicont receberá, validará, encaminhará solicitações de emissão ou revogação de certificados digitais e identificará, de maneira presencial, seus solicitantes”.

A certificação digital é uma ferramenta que permite que aplicações como comércio eletrônico, assinatura de contratos, operações bancárias, iniciativas eletrônicas de governo, entre outras, sejam realizadas. Os certificados contêm os dados de seu titular, como nome, número do registro civil, assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu, entre outros.

A confiança é garantida por um conjunto de entidades denominada Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP) que regula a gestão do certificado através da emissão, da revogação e da renovação do mesmo por aprovação individual. No Brasil, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) é uma autarquia federal vinculada à Casa Civil da Presidência da República, cujo objetivo é manter a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil), sendo a principal Autoridade Certificadora da cadeia de certificação – AC Raiz.

Certificado Digital e-CPF

O e-CPF é um certificado para pessoa física. É a versão eletrônica do CPF (Cadastro de Pessoa Física), funcionando como a sua identidade na internet, indicado para identificar uma pessoa física perante a Receita Federal. Com o Certificado Digital e-CPF é possível o acesso a todos os serviços oferecidos pelo Governo Federal na internet, como o envio da declaração do Imposto de Renda, consulta e atualização de cadastro como contribuinte pessoa física, recuperação de informações sobre histórico de declarações e verificação da situação junto à Receita Federal, entre outros.

Certificado Digital e-CNPJ

É um certificado emitido para empresas, oferecendo validade jurídica aos atos eletrônicos realizados na Receita Federal, como o envio de declarações e acessos ao atendimento virtual (e-CAC). O e-CNPJ deve ser emitido para o representante legal da organização. É indicado para identificar uma empresa através de seu representante legal perante a Receita Federal e busca uma solução completa para uso do Certificado.

Informações

Mais informações no Sindicont, com Alini, pelos telefones (49) 3324-3817 e (49) 9 9124-9017 ou pelo e-mail certificado@sindicontcco.com.br.