30/11/2018

Curso foca no suporte para a gestão de custos, tributos e capital de giro

O curso de “Gerenciamento de custos, tributos e de capital de giro para suporte a gestão empresarial” promovido pelo Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) encerrou nessa semana, na Uceff Faculdades, em Chapecó. O treinamento, realizado por meio do Projeto Educação Continuada (PEC), contou com a participação de contabilistas, estudantes e outros profissionais.

O objetivo do terceiro e último módulo foi discutir a gestão tributária com foco para a análise de situações tributárias específicas e das formas de tributação existentes. O instrutor Marcos Rebello explicou que esse módulo oportunizou abordar as diversas formas de tributação com apresentação de exemplos práticos. Foram destacados assuntos como objetivos do planejamento tributário, regimes de tributação na pessoa jurídica, Simples Nacional, lucro real, presumido e arbitrado, além de alguns impostos, arrendamento mercantil, variação cambial, subvenção para investimentos, aspectos relacionados à distribuição de dividendos, entre outros.

“A finalidade é facilitar a aplicação dos tributos no cotidiano da empresa e, portanto, discutir esse assunto é fundamental para maximizar a economicidade de impostos, abrindo leque com maiores possibilidades. É necessário entender como funciona a apuração e fazer comparações para verificar a forma mais adequada para cada tipo de empresa”, destacou Rebello ao comentar a importância do conteúdo abordado na última etapa.

O primeiro módulo ocorreu no mês de outubro e focou no gerenciamento de custos e preço de venda, visando desenvolver a capacidade de apurar e analisar o custo e preço de venda dos produtos, mercadorias e serviços. O segundo – análise econômico-financeira da empresa – realizado em outubro tratou sobre a elaboração de relatórios, avaliação da situação econômico-financeira, o desempenho e o capital de giro das empresas.

Buscar atualização profissional foi objetivo do auxiliar contábil do escritório Gerencial Contabilidade, Marco Felipe Weis, ao fazer o treinamento. A intenção foi acompanhar as tendências do mercado que exigem cada vez mais conhecimento em gerenciamento de custos, de capital de giro e tributário. “O curso contribuiu bastante, principalmente na parte de capital de giro e tributária”. O perito contábil Christian Carlos Röwer fez a capacitação para agregar conhecimentos gerais. “Como não atuo diretamente na área é importante para lembrar do conteúdo”.

O curso foi pontuado conforme a NBC PG 12(R3) com o objetivo de promover capacidade para geração e análise de relatórios de três pilares imprescindíveis para a gestão de empresas: gestão de custo e de preço de venda, de capital de giro e de tributos. “A capacitação foi importante para atualizar o profissional contábil para que tenha condições de orientar da melhor forma possível os gestores das empresas nas tomadas de decisões referentes ao gerenciamento de custos, capital de giro e tributos”, finalizou Rebello.