16/07/2021

Sindicont representa setor contábil no Conselho Curador da UFFS

O contador e integrante da Comissão de Ex-Presidentes do Sindicato, Alcindo Oliveira Lopes, assumiu nesta semana a presidência do Concur

O Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) atua para fortalecer a classe contábil junto às entidades do setor, mas também na sociedade chapecoense e regional, auxiliando para o desenvolvimento local. Para isso, tem representantes em diversas instituições. Uma delas é a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), ao integrar o Conselho Curador (Concur), que tem por finalidade o exercício de atribuições deliberativas e consultivas em matéria de controle e fiscalização da gestão econômica e financeira da universidade.

O contador e integrante do Conselho de Ex-Presidentes do Sindicont, Alcindo Oliveira Lopes, assumiu, nesta semana, como presidente do Concur. A presidência do Conselho tem várias atribuições, entre elas conduzir as sessões do Conselho, representar junto aos demais órgãos internos ou externos e, se necessário, designar comissões ou relatores para fins determinados, zelando sempre pela ordem necessária ao bom andamento dos trabalhos. “Atuaremos de forma isenta, observando as normas e os controles que venham a proteger o patrimônio da universidade, dando ciência, se necessário, ao reitor ou conselhos de estâncias superiores”, enfatiza Lopes.

De acordo com o contador, a classe contábil tem ocupado um espaço de extrema importância e representatividade junto à sociedade, compondo os mais diversos conselhos e diretorias, junto às mais variadas organizações. “É um trabalho voluntário que objetiva unicamente levar conhecimento à instituição para que haja o melhor controle nas gestões econômicas e financeiras. Ainda que se pese o fato dos dias serem repletos de tarefas, quer seja para atender as demandas das empresas, instituições financeiras ou órgãos públicos, assumimos também esses compromissos para contribuir com uma sociedade melhor”, realça Lopes.

Alcindo Oliveira Lopes é técnico em contabilidade, graduado em Ciências Contábeis, graduado em Direito, tem especialização em Gestão Empresarial e em Direito Empresarial e integra diversas entidades do município.

Os membros do Conselho Curador possuem mandato de dois anos, admitida a recondução. Não podem participar de quaisquer outros órgãos superiores da universidade ou exercer cargos de direção ou funções gratificadas. Além do presidente do Concur, que representa o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC), o Sindicont possui dois conselheiros: Everton Alberto Bortolotto (titular) e Ilse Sulzbach (suplente).

“Estamos sempre atentos ao que acontece no setor contábil e na comunidade regional. Usamos a nossa voz para informar e compartilhar conhecimentos pertinentes à classe e contribuir com o desenvolvimento local”, reforça o presidente do Sindicont, Everton Alberto Bortolotto.

O Sindicont também mantém representantes no Conselho da Cidade de Chapecó (ConCidade), no Conselho Municipal de Saúde de Chapecó, na Federação dos Contabilistas de Santa Catarina (Fecontesc), no CRC/SC, no Centro Empresarial de Chapecó (CEC), na Credioeste, na Unochapecó e na Uceff.