24/11/2020

Sindicont define planejamento estratégico para os próximos dois anos

Sindicont define planejamento estratégico para os próximos dois anos

Traçar metas e estratégias para a atuação nos próximos dois anos. Esse foi o objetivo do Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) com a realização do planejamento estratégico. A atual e a nova diretoria, que assume a partir de janeiro, se reuniram para debater as prioridades da entidade e da classe contábil da região. Os trabalhos foram conduzidos pela consultora e professora Graciele Tonial.

Para a construção do planejamento estratégico, foram utilizadas metodologias ativas. Primeiro foi feita uma análise do ambiente interno, por meio da Matriz GUT – ferramenta que auxilia na priorização de resolução de problemas – identificando os pontos fortes e fracos do Sindicont. “Após levantarmos oportunidades e ameaças do ambiente externo, o que conduziu o grupo de diretores a traçarem as metas, os objetivos estratégicos e o plano de ação para a próxima gestão, em 2021 e 2022”, relatou Graciele.

Entre as principais metas e objetivos para próxima gestão estão: fortalecer a relação com os profissionais da área contábil de Chapecó e região; promover a união dos associados para desenvolver o setor contábil e empresarial; aproximar os profissionais contábeis às entidades de classe; e oportunizar o conhecimento por meio de cursos, capacitações e palestras a todos os profissionais contábeis.

Graciele enfatizou que o planejamento estratégico é de suma importância, pois oportuniza os gestores traçarem um plano para a condução das atividades, direcionando os esforços necessários para alcançar os objetivos estratégicos e desenvolver a entidade. “Também auxilia na compreensão das mudanças que ocorrem no ambiente externo e interno, ajuda a reconhecer problemas que podem surgir ao longo do caminho e a identificar oportunidades de melhoria”.

O presidente do Sindicont, Gelson Luiz Dal Ri, frisou que há 24 anos o Sindicont atua para defender os interesses da classe contábil e com o planejamento estratégico as metas e ações serão mais eficientes. “Nossa área de abrangência envolve 30 municípios da região e cada vez mais queremos contribuir com os profissionais, auxiliando a superar os desafios que surgem diariamente. Com o planejamento estratégico, atuaremos de maneira mais assertiva”.

Para o atual vice-presidente e presidente eleito para a gestão 2021/2022, Everton Alberto Bortolotto, muito já foi conquistado. “Porém, temos um longo caminho a percorrer. A cada dia surgem novos desafios e precisamos estar preparados para superá-los e aprendermos com eles. O Sindicont tem um papel fundamental para auxiliar e dar suporte aos profissionais da área. Por isso, é importante a participação efetiva dos associados. Reforçamos que estamos sempre disponíveis para conversar e para receber sugestões”.

O Sindicont alcançou um patamar de notoriedade e respaldo junto à sociedade. Mérito da qualificação permanente e do compromisso que cada diretoria e associado exercem em seus locais de trabalho, em suas vidas particulares ou nas entidades sociais e filantrópicas que contribuem. Entre as ações que desenvolve, estão o programa de educação continuada, o Encontro Regional de Ciências Contábeis (Erccont), promovido em parceria com as instituições de ensino superior, além de palestras e cursos por meio do Núcleo de Estudos Contábeis Chapecó (NECC). Com a intenção de manter a transparência com a classe contábil, também veicula bimestralmente o Infocont, um informativo jornalístico que relata as principais ações do Sindicato.

Sindicont - Sindicato dos Contabilistas de Chapecó

Av. Getúlio Vargas, 1403-N . Sala 208
Edifício Dom Ricardo - Centro
Chapecó - Santa Catarina
CNPJ: 01.661.831/0001-77

Formas de pagamento - MOIP
Desenvolvido por BRSIS